sábado, 10 de fevereiro de 2007

Saudade...

Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente acompanhado de um desejo de revê-lo ou possui-lo. Uma única palavra para designar todas as mudanças desse sentimento é quase exclusividade do vocabulário da língua portuguesa em relação às línguas itálicas; há mesmo um mito de que seja intraduzível. Recentemente, uma pesquisa entre tradutores britânicos a apontou como a sétima palavra de mais difícil tradução.

A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".

Pode-se sentir saudade de muita coisa:
...de alguém falecido.
...de alguém que amamos e está longe ou ausente.
...de um amigo querido.
...de alguém ou algo que não vemos há imenso tempo.
...de alguém que não conversamos há muito tempo.
...de sítios (lugares).
...de comida.
...de situações.

A expressão "matar a saudade" é usada para designar o desaparecimento (mesmo temporário) desse sentimento. É possível "matar a saudade", e. g., relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe etc.

A saudade pode gerar sentimento de angústia, nostalgia e tristeza, e quando "matamos a saudade" geralmente sentimos alegria.


Saudade é a presença da ausência.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nem sempre quando queremos podemos matar as saudades. Por vezes só as lembranças passadas nos fazem recordar bons momentos, para que consigamos ter esperança de novo encontrar algo ou alguem e completar o vazio que sentimos quando sentimos saudade...

E. disse...

A parte do "anonymous" é que não acho piada :P

Anónimo disse...

Acredita que é alguem que continua a te querer muito bem.... E que não existe um dia que não se lembre de ti e não sinta saudades...

E. disse...

E dizer o nome? Não? Assim não é giro! Nada!